Notícias,Viagens

Empresa catarinense está presente na primeira plataforma de aço da América Latina

A cidade de Canela, na Serra gaúcha, já é reconhecida pelas diversas opções de lazer e turismo que oferece a visitantes de todo o Brasil e do exterior. No último mês, a região ganhou ainda mais notoriedade nesse setor, com a inauguração da Skyglass, no Vale da Ferradura, uma região repleta de belezas naturais.

A Skyglass é uma estrutura inédita no Brasil. Entre as atrações, estão: a maior plataforma de vidro do mundo e única da América Latina, o brinquedo Abusado, que proporciona um passeio suspenso a 360 metros de altura sobre o nível do Rio Caí e, ainda, o Memorial do Ferro de Passar, com uma coleção inusitada que conta a história desse afazer milenar.

O empreendimento foi construído em um ano, teve investimento de mais de R$ 30 milhões e tem foco na preservação do meio ambiente, inclusive com uma moderna estação de tratamento de resíduos líquidos e sólidos, que alcança 98% de pureza da água ao fim do processo.

O Skyglass em Canela

A plataforma Skyglass é uma estrutura suspensa erguida com mais de 500 toneladas de concreto, aço e vidro, que se estende sobre o Vale da Ferradura, como ponto de observação e lazer para os visitantes. A plataforma tem 68 metros de extensão, sendo 35 metros em balanço, com altura total de 360 metros acima do vale.

Construída em aço e vidro e suportada por cabos de aço, permite a observação das belezas naturais locais. A estrutura também serve de sustentação do “Abusado”, equipamento com cadeiras suspensas em monotrilho, pelo qual os visitantes podem acessar o ponto mais alto da estrutura.

Indústria brasileira

Todos os produtos e serviços utilizados nos equipamentos do parque são da indústria nacional, especialmente de Santa Catarina, exceto os cabos de aço de estaiamento, importados da Suíça,

A empresa catarinense Unividros foi responsável pela produção das peças de vidro que compõem o empreendimento. Nos 90 metros quadrados do piso da passarela foram empregadas 34 peças de um conjunto de vidros multilaminados, que utiliza o vidro extra clear, produzido no Brasil pela CEBRACE, cujas principais características são segurança e transparência. Cada peça tem 4 vidros de 10mm, que são temperados e laminados com Sentryglas, um interlayer ionoplástico produzido pela multinacional Kuraray, que garante total segurança ao conjunto. Cada metro quadrado do piso de vidro tem capacidade para suportar até 500 kg de peso e uma carga de vento de até 220 km/h.

Nos guarda-corpos foram utilizadas 42 peças de vidros extra clear – CEBRACE, curvos e retos, temperados, 10mm + 10mm, laminados com Sentryglas. São 11 toneladas somente de vidros aplicados na estrutura.

500 mil visitantes ao ano

A Skyglass tem capacidade de receber 500 mil visitantes por ano. O parque funciona diariamente e, além das atrações da plataforma, os visitantes podem contar com praça de alimentação e lojas. O funcionamento é das 9h às 17h30min.

Fonte: Assessoria de imprensa

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *