Viagens

Guia completo de Alice no País das Maravilhas em Oxford – Inglaterra

Para os fãs de Alice no País das Maravilhas, Oxfordobrigatoriamente –  deve estar incluída no roteiro de uma viagem pela Inglaterra. Afinal, a cidade é pano de fundo e inspiração para esta história, pois foi lá que Lewis Carroll conheceu Alice Liddell e criou esse mundo de aventuras. Nesse artigo, você irá encontrar alguns pontos reais de Oxford que foram importantes ao desenvolvimento do enredo ou que fazem alusão à história.

Charles Lutwidge DodgsonLewis Carroll – foi aluno e também professor de matemática na Christ Church, hoje um dos pontos que mais atraem turistas na cidade. Foi lá onde ele conheceu Alice Liddell, filha do reitor do College, e onde se inspirou para criar a a tão famosa história infantil e tirou infinitas referências.

Christ Church Meadow, Rio Tâmisa e Folly Bridge

Christ Church Meadow (esquerda) Rio Tâmisa (direita)

Comece a sua visita pelos jardins da Christ Church – ou Christ Church Meadow. Siga o caminho até o Rio Tâmisa e faça uma caminhada pelas margens dele. Esse ponto da cidade é absolutamente lindo e perfeito para descansar em um dia típico de verão. Foi a bordo de um barco nesse rio que Lewis Carroll começou a contar a história, pela primeira, vez à Alice e sua irmã. Ela gostou tanto desse mundo de aventuras que Carroll transcreveu a história e lhe deu como presente de Natal.

E se você fizer uma caminhada rápida até a Folly Bridge poderá alugar um barco e também navegar pelo Rio Tâmisa.

Christ Chuch College

Christ Church – Oxford

A Christ Church é um dos colleges mais importantes da Universidade de Oxford e contém inúmeras  referências a Alice no País das Maravilhas. No Dinning Hall, por exemplo, existe um tributo à história. Um dos vitrais do espaço possui a imagem da menina.

Há também a Porta da Alice, que não está disponível para a visitação do público. Ela faz parte de uma sala privada, leva até os jardins da Catedral e somente pode ser usada pelo reitor. A Alice da história cruza uma porta e chega a um lindo jardim, e acredita-se que a porta na Christ Church teria inspirado Lewis Carroll a escrever a cena.

Lembre-se de agendar a sua visita antecipadamente à Christ Church. Os agendamentos são realizados somente de forma online. Faça a sua reserva por este link.

Alice’s Shop (Loja da Alice)

Alice Shop Oxford

Ao sair dos jardins da Christ Church, você encontrará a Loja Oficial da Alice no País das Maravilhas em Oxford. A construção é datada do século 15 e, antigamente, abrigava uma loja de doces vitorianos, que Alice Liddell frequentava. No local, você encontra uma série de lembranças da história (com preços um pouco salgados). Vale ressaltar que não é permitido fotografar no interior do estabelecimento.

 

 

 

 

Museu da História Natural

Frequentemente, o Museu da História Natural da Universidade de Oxford era visitado por Lewis Carroll e as irmãs Liddell. No local, estão expostas a pintura de um Dodo e um exemplar do animal, que já foi extinto. Acredita-se que eles tenham inspirado o autor na criação do personagem em Alice no País das Maravilhas.

Museu da História da Ciência

Além do famoso quadro escrito por Albert Einstein, no Museu da História da Ciência há uma seção dedicada à história da fotografia. No local está exposto o conjunto químico usado por Lewis Carroll para revelar as fotos que tirava da Alice e sua irmã.

Grande parte dos museus do Reino Unido possuem entrada gratuita. Tanto o Museu da História Natural quanto o da História da Ciência, em Oxford, são de graça.

Jardim Botânico da Universidade de Oxford

Jardim Botânico

O Jardim Botânico da Universidade de Oxford era também, frequentemente, visitado por Lewis Carroll e inspirou diversas cenas da história de Alice no País das Maravilhas. O local é lindo e vale a visita, principalmente nos meses de verão!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *