Blumenau é a Capital Nacional da Cerveja

Blumenau, em Santa Catarina, agora é conhecida como a Capital Nacional da Cerveja. O projeto de lei que concede o título à cidade foi sancionado pelo presidente da República, Michel Temer. O título coroa um conjunto de ações que vem sendo implantadas de forma alinhada ao Plano Municipal de Turismo. “Vamos trabalhar para que este reconhecimento também contribua para o fomento econômico e do empreendedorismo em torno do mercado cervejeiro”, garante o prefeito Napoleão Bernardes.

Blumenau é famosa por atrair milhares de visitantes que, além dos traços da imigração alemã, buscam suas variadas cervejas. Há, na cidade catarinense, cerca de 120 produtores artesanais da bebida, que é estrela de grandes eventos sediados no local.

Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Tradição cervejeira 

O exemplo mais expressivo dessa cultura é a Oktoberfest, maior festa alemã da América do Sul. Na edição do ano passado, o evento registrou uma movimentação de R$ 3,2 milhões e mais de 500 mil visitantes, segundo a prefeitura da cidade. Em 33 anos, a festa soma mais de 20 milhões de frequentadores.

Há também o Festival Brasileiro da Cerveja, principal da América Latina, e o Concurso Brasileiro da Cerveja, segundo maior do mundo em número de amostras. Em 2016, Blumenau recebeu 61 novas placas para complementar sua sinalização turística e melhorar o atendimento a visitantes. A iniciativa contou com apoio do Ministério do Turismo, responsável pelo repasse de R$ 308 mil para a execução do projeto.

Com informações do Governo Federal

Angelica Brunatto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top