Resenhas

Herdeiras do Mar, Mary Lynn Bracht | Resenha

10/06/2020
Herdeiras do Mar ebook

Herdeiras do Mar, de Mary Lynn Bracht, é o lançamento de junho do 2020 da Editora Paralela e, por enquanto está apenas disponível no formato digital. O livro, que é o primeiro romance da autora, foge do convencional e nos conta a história de duas irmãs, a Hana e a Emi, que foram separadas durante o período da Segunda Guerra Mundial.

O livro nos é narrado em dois períodos. Conhecemos a história na década de 1940 através da visão de Hana e, no período atual, quem nos narra é Emi. Todo o enredo é emocionante, mas pode despertar vários gatilhos por conter temas de violência e crimes contra mulheres. Contudo, conhecemos de forma romantizada, um período da história da Coréia, entre a ocupação do Japão e a guerra de separação das Coréias do Sul e do Norte.

Mulheres Haenyo

Hana e Emi vivem na ilha de Jeju, na Coréia, e são de uma família de pescadores. Todas as mulheres da família delas são Haenyeo. Mergulham apenas com o próprio ar nas profundezas do oceano para pescar e ajudar no sustento da família.

A vida de ambas era tranquila, porém, viviam com medo da ocupação japonesa. Pois muitas meninas eram raptadas, mantidas em cativeiro e até mesmo violentadas. Hana acaba se sacrificando para salvar a vida da irmã deste terrível destino e acaba fadada a ter que se separar da própria família sem nem mesmo se despedir.

História da Coréia

E é assim que a história flui… Mary Lynn Bracht nos traz as histórias de vida, bastante difícil destas irmãs e é uma história muito tocante. É dando vida a Hana e Emi que a autora retrata um pouco da história de Coréia e nos mostra o quão difícil foi um período em que todos os costumes e inclusive o idioma coreano foi banido daquele país durante o tempo de ocupação do Japão.

É uma história tocante e muito mais que válida e que nos leva a um mundo em que muitas vezes não vemos retratados nos livros que lemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *