Foz do Iguaçu é um destino único. Todos os dias, atrai turistas de diferentes lugares, independentemente da época do ano. Além de ser casa de uma das quedas d’água mais famosas do mundo, a cidade faz parte da região da tríplice fronteira do Brasil. Isso é, ao planejar uma viagem à terra das Cataratas do Iguaçu, você pode visitar três países de uma única vez. Então, se você está planejando conhecer essa cidade e quer garantir que seu roteiro inclua o melhor que ela tem a oferecer, este guia de viagem com um roteiro de quatro dias é para você.
Leia Mais: Como se vestir para o frio do inverno do Sul do Brasil
Como chegar a Foz do Iguaçu
Para chegar a Foz do Iguaçu, você pode optar por avião, ônibus ou carro. A cidade possui um aeroporto internacional com voos diários das principais capitais do Brasil. Se preferir, há também opções de linhas de ônibus. Diversas empresas operam rotas regulares para lá. Quem optar por ir de carro pode chegar pela BR-277, que conecta a cidade a Curitiba, ou pelas estradas que ligam Foz do Iguaçu a Argentina e ao Paraguai.
Dica de ouro: para conhecer Foz do Iguaçu com tranquilidade e evitar perrengues na cidade, contrate uma agência de turismo para te guiar durante os passeios. Isso, tornará a experiência ainda mais rica. Além disso, não compensa pegar aplicativos de transporte para ir de uma atração a outra, uma vez que são longe uma das outras. Uma dica, é separar a cidade por regiões e conhecer as atrações próximas umas das outras no mesmo dia.
Dia 1: Itaipu Binacional, Roda Gigante e Marco das 3 Fronteiras
Comece o primeiro primeiro dia cheio em Foz do Iguaçu com uma visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu. Você poderá fazer um tour guiado e aprender sobre a importância dessa gigante da engenharia, que é uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, fornecendo energia para o Brasil e Paraguai. Escolha entre o tour panorâmico, uma volta na área externa da usina, ou o Circuito Especial, que te leva para conhecer o interior dessa grandiosa obra.
Durante a tarde, visite à YupStar, a roda gigante da cidade. Do alto dela, você poderá ter uma vista panorâmica da região da tríplice fronteira, vendo, do alto, territórios do Brasil, Paraguai e Argentina. Em seguida, siga para o Marco das 3 Fronteiras, onde os três países se encontram. O local é rico em história e oferece uma vista espetacular do encontro dos rios Iguaçu e Paraná, sendo um ponto turístico imperdível para quem deseja entender a geografia e a cultura local. Além disso, aos finais do dia o espaço tem um pôr do sol incrível e conta com apresentações culturais.
Dia 2: Parque das Aves e Cataratas do Iguaçu
No segundo dia em Foz do Iguaçu, visite o Parque das Aves, um dos maiores refúgios de aves da América Latina e um local de preservação da Mata Atlântica. Caminhe por entre viveiros abertos e conheça de perto a biodiversidade local. Dedique pelo menos 2 horas para fazer o circuito com muita calma e usufruir de tudo o que o parque tem a oferecer.
Em seguida, vá direto ao Parque Nacional do Iguaçu, que fica bem próximo ao Parque das Aves. Lá, faça a trilha para explorar as famosas Cataratas do Iguaçu. As trilhas proporcionam vistas espetaculares das quedas d’água, com o ponto alto na Garganta do Diabo, onde a força das cataratas é avassaladora. Uma capa de chuva é essencial, pois a névoa das quedas certamente irá molhá-lo. Você também pode aproveitar esse dia para fazer o Macuco Safari, um passeio de barco que te leva bem próximo às quedas das cataratas.
Reserve o Macuco Safari: clique aqui
Dia 3: Passeio em Puerto Iguazú na Argentina
Dedique o terceiro dia da sua viagem a Foz do Iguaçu para atravessar a fronteira e desbravar o que a cidade de Puerto Iguazú, na Argentina, tem a oferecer. Por lá, explore as Cataratas do Iguaçu do lado argentino, que oferece uma perspectiva diferente e igualmente espetacular das quedas. A Trilha Inferior leva você bem próximo das quedas, enquanto a Trilha Superior proporciona uma vista panorâmica incrível.
Depois de explorar as cataratas, siga para a área central de Puerto Iguazú, uma cidade argentina charmosa, onde você pode passear pelas ruas, experimentar a culinária local e visitar a feira que acontece ao final do dia. Essa feira é uma ótima oportunidade para comprar produtos locais, como queijos, vinhos e artesanatos, além de interagir com os moradores.
Lembre-se que essa é uma feira informal, então quase nenhum comerciante aceita o pagamento com cartão. Por isso, leve um pouco de dinheiro em espécie. Eu usei o cartão da Wise para fazer o pagamento em restaurantes na Argentina e deu super certo.
Para entrar na Argentina, você não precisa de passaporte, basta o RG emitido há menos de dez anos. Carros alugados ou Uber não cruzam a fronteira. Então, para aproveitar ao máximo o seu dia na Argentina, contrate uma empresa que ofereça o serviço de guia e transporte ao local. Eu recomendo a Loumar Turismo.
Dia 4: Dia de compras no Paraguai
No quarto e último dia em Foz do Iguaçu, reserve tempo para fazer compras em Ciudad del Este, no Paraguai, conhecida por ser o paraíso das compras. Comece cedo para aproveitar ao máximo as lojas e mercados da cidade, que fecham cedo. Lá, você encontrará uma ampla variedade de produtos, desde eletrônicos até perfumes, a preços competitivos. Lembre-se de conferir as regras de importação antes de voltar ao Brasil para evitar surpresas junto à Receita Federal.