Falésias em Torres: conheça a beleza única do Parque da Guarita

Conheça as falésias em Torres, formação rochosa única no Brasil. Veja como chegar, dicas de trilhas no Parque da Guarita e tudo sobre o que você precisa saber sobre o Parque da Guarita.

Para muitos, falésias são sinônimo de paisagens internacionais, mas é possível encontrar formações impressionantes no Brasil, como as falésias em Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Em Torres, as falésias encontram o mar, criando uma paisagem única no país, comparável às famosas Cliffs of Moher, na Irlanda.

Em Torres, as falésias estão localizadas no Parque da Guarita. Para apreciá-las do melhor ângulo, é necessário fazer uma caminhada em uma trilha relativamente fácil pelo Morro do Meio, que, além de render boas fotos, proporciona paisagens espetaculares.

A formação dessas falésias em Torres remonta a milhões de anos. Hoje, elas são uma atração imperdível para quem visita a cidade.

Falésias em Torres: tudo o que você precisa saber

Preços e ingressos do Parque da Guarita

O acesso de veículos ao Parque da Guarita é cobrado. A tarifa é de R$ 10 por carro de passeio na baixa temporada e R$ 20 na alta. Vale lembrar que pedestres têm acesso gratuito, e os pagamentos são aceitos apenas em espécie ou via PIX. O local conta com estrutura de estacionamento e banheiros públicos.

Horário de funcionamento do Parque da Guarita

Na baixa temporada, o Parque da Guarita funciona diariamente das 8h30 às 17h30. Na alta temporada, o horário de funcionamento é das 7h às 19h.

Endereço

Calçadão Praia da Cal, 342 – Torres, RS.

Como chegar a Torres

Torres está localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com Santa Catarina. Distante 193 km de Porto Alegre, é possível chegar à cidade de carro pela BR-101, em uma viagem de aproximadamente 2h30. Também é uma excelente opção de parada para quem vai a Gramado de carro, vindo de Santa Catarina, pois está no caminho.

A cidade é uma das mais procuradas do litoral norte gaúcho durante o verão e é conhecida pelo Festival de Balonismo. Portanto, se o objetivo é conhecer as falésias de Torres, uma boa opção é agendar a visita para o outono ou a primavera. Nessas épocas, o clima ainda não está tão frio, as trilhas são mais confortáveis, e o movimento do verão já diminuiu.

Vai lá, viaja #002 – O que eu fiz em um dia na Liberdade por Angelica Brunatto

Esse foi o dia que eu me senti no meu próprio dorama.

Ler no Substack