O que fazer em Oxford, na Inglaterra: guia completo com 30 lugares para conhecer e dicas de pontos históricos e gastronômicos.

30 lugares para conhecer em Oxford
Viajantes que buscam experiências culturais ricas, arquitetura histórica e paisagens inspiradoras sonham em conhecer Oxford. Foi lá que fiz o meu intercâmbio e posso afirmar que a cidade pode ser uma parada estratégia para aqueles que planejam uma visita a Inglaterra. Porém, muitos não sabem o que fazer em Oxford e podem se surpreender desde o primeiro minuto da viagem.
Famosa pela universidade, a cidade oferece muito mais do que salas de aula: são jardins centenários, museus renomados, mercados tradicionais e referências literárias que encantam visitantes de todas as idades. Neste guia, você encontra uma seleção especial com 30 lugares para conhecer em Oxford, organizada por região para facilitar o seu roteiro e saber, exatamente, o que fazer em Oxford.
Leia mais: Motivos para fazer intercâmbio em Oxford
Se você está planejando explorar a cidade a pé, mergulhar na atmosfera acadêmica e conhecer os pubs frequentados por nomes como J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis, este conteúdo é para você. A lista, sobre de lugares para conhecer em Oxford, inclui desde edifícios universitários históricos até espaços verdes, museus, livrarias, cafés e lojas com significado cultural.
Seja sua primeira vez na cidade ou um retorno para redescobertas, estes lugares para conhecer em Oxford foram selecionados para tornar sua viagem mais completa. Nas próximas linhas, você vai conhecer os principais pontos turísticos divididos por região, uma forma prática de planejar seus dias e aproveitar ao máximo o que a cidade oferece.
- 30 lugares para conhecer e o que fazer em Oxford
- Centro de Oxford (City Centre / University Core)
- 1 – Christ Church College
- 2 – Christ Church Meadow
- 3 – Alice’s Shop
- 4 – University of Oxford Botanic Garden
- 5 – Radcliffe Camera
- 6 – Bodleian Library
- 7 – Ashmolean Museum
- 8 – Oxford University Museum of Natural History
- 9 – Museum of the History of Science
- 10 – Carfax Tower
- 11 – Oxford Covered Market
- 12 – Bridge of Sighs
- 13 – St Mary the Virgin Church
- 14 – St Mary's Passage
- 15 – The Grand Café
- 16 – Blackwell's Bookshop
- 17 – Randolph Hotel
- 18 – Balliol College
- 19 – New College
- 20 – Trinity College
- 21 – Exeter College
- 22 – Oxford Castle & Prison
- 23 – Turf Tavern
- 24 – Westgate Oxford
- Área de Magdalen Bridge e High Street
- North Oxford / Jericho / Old Headington
- Gastronomia
- Centro de Oxford (City Centre / University Core)
30 lugares para conhecer e o que fazer em Oxford
Centro de Oxford (City Centre / University Core)
1 – Christ Church College
Um dos colégios mais famosos da Universidade de Oxford, fundado no século XVI. Foi cenário de gravações dos filmes de Harry Potter e é conhecido por sua impressionante sala de jantar, que inspirou o salão do filme, e pela capela.
2 – Christ Church Meadow
Área verde ampla localizada atrás do Christ Church College é ideal para caminhadas tranquilas às margens do rio. No verão, é comum ficar tomada de pessoas sentadas sob as árvores em busca de refresco ou para passar um tempo confortável entre amigos.

3 – Alice’s Shop
Pequena loja histórica dedicada à personagem Alice, de Alice no País das Maravilhas. O espaço foi frequentado por Alice Liddell, a garota que inspirou o autor Lewis Carroll, e hoje vende lembranças relacionadas à obra. Lá dentro é proibido tirar fotos ou gravar vídeos.
Leia mais: Lugares gratuitos para visitar em Oxford

4 – University of Oxford Botanic Garden
O Jardim Botânico da Universidade de Oxford é o mais antigo do Reino Unido, fundado em 1621. Abriga plantas raras e estufas com espécies tropicais, sendo também um local de pesquisa botânica.
5 – Radcliffe Camera
Um dos prédios mais icônicos de Oxford, construído no século XVIII. Hoje funciona como sala de leitura da Bodleian Library e não está aberto para visitas internas, mas a vista externa já vale a parada.
6 – Bodleian Library
Principal biblioteca da Universidade de Oxford, com mais de 400 anos de história. Oferece visitas guiadas que percorrem salas históricas como a Divinity School, usada também em produções de cinema, servindo de locação para o filme de Harry Potter.

7 – Ashmolean Museum
Primeiro museu universitário do mundo, fundado em 1683. Abriga coleções de arte, arqueologia e antiguidades de diversas partes do mundo, incluindo peças egípcias, gregas e orientais.
8 – Oxford University Museum of Natural History
Museu de História Natural da universidade, com exposições sobre geologia, paleontologia e biologia. Um destaque é o esqueleto de dinossauro bem no centro do salão principal.
9 – Museum of the History of Science
Instalado em um prédio do século XVII, esse museu guarda instrumentos científicos históricos, incluindo uma das primeiras lousas de Einstein e instrumentos utilizados por estudiosos de Oxford ao longo dos séculos.

10 – Carfax Tower
Torre medieval localizada no coração de Oxford. Subir seus 99 degraus proporciona uma vista panorâmica do centro da cidade e de seus prédios históricos.
11 – Oxford Covered Market
Mercado coberto tradicional desde o século XVIII, com lojas locais, cafeterias, açougues, floriculturas e produtos artesanais. Ideal para experimentar o cotidiano da cidade.
12 – Bridge of Sighs
Inspirada na ponte homônima de Veneza, conecta duas partes do Hertford College. É uma das estruturas mais fotografadas de Oxford e um ícone arquitetônico local.

13 – St Mary the Virgin Church
Igreja universitária com uma torre que pode ser visitada para apreciar a vista do centro histórico. Também abriga eventos acadêmicos e musicais.
14 – St Mary’s Passage
Pequena passagem entre a igreja e a Radcliffe Camera, com uma atmosfera medieval. Dizem que foi dali que C.S Lewis inspirou-se para criar o Lampião e o Guarda Roupa da primeira crônica de Nárnia.
15 – The Grand Café
Conhecido como o primeiro café da Inglaterra, aberto desde o século XVII. O prédio abriga um café elegante com decoração clássica, localizado na movimentada High Street.

16 – Blackwell’s Bookshop
Uma das livrarias mais tradicionais do país. Possui um dos maiores acervos acadêmicos do Reino Unido e uma sala subterrânea com milhares de títulos.
17 – Randolph Hotel
Hotel histórico no centro da cidade, famoso por sua fachada vitoriana. Foi cenário de filmes e séries britânicas, e é uma referência de hospitalidade em Oxford.

18 – Balliol College
Fundado no século XIII, é um dos colégios mais antigos da universidade. Seu pátio central e jardins são abertos à visitação em determinados períodos do ano.
19 – New College
Apesar do nome, foi fundado em 1379. O colégio é conhecido por seu belo jardim e pelo claustro gótico, também usado como cenário nos filmes de Harry Potter.
20 – Trinity College
Com um dos jardins mais bonitos entre os colleges, o Trinity é conhecido por sua tranquilidade e arquitetura renascentista. Fica na Broad Street, bem no centro.
21 – Exeter College
Outro college histórico fundado no século XIV, com destaque para a capela e o refeitório. Fica bem próximo à Radcliffe Square.
22 – Oxford Castle & Prison
Fortaleza normanda com mais de mil anos de história. Hoje, funciona como atração turística com visitas guiadas que percorrem celas, torres e passagens subterrâneas. Guarda a história da cidade. Você pode reservar os seus ingressos aqui.

23 – Turf Tavern
Um pub escondido nos becos de Oxford, o Turf Tavern é famoso por sua história ligada a ex-alunos ilustres e pela atmosfera tradicional. É um dos pubs mais antigos da cidade e conhecido por ser frequentado por nomes famosos.

24 – Westgate Oxford
Moderno centro de compras com lojas internacionais, cafés e um rooftop com vista para o centro histórico de Oxford.
Área de Magdalen Bridge e High Street
25 – Magdalen College
Colégio fundado em 1458, é famoso por sua torre, onde os coristas cantam todo 1º de maio. Possui amplos jardins e um parque com cervos.
26 – The Victoria Arms
Pub tradicional à beira do rio Cherwell, com vista para áreas verdes e barcos passando. Ideal para uma pausa após explorar a região leste de Oxford.

North Oxford / Jericho / Old Headington
27 – The Eagle and Child Pub
Conhecido por ser o ponto de encontro dos “Inklings” — grupo de escritores que incluía Tolkien e C.S. Lewis. Mantém a decoração original e painéis sobre os autores. Porém, está fechado.
28 – Tolkien’s Bench
Banco localizado nos University Parks, onde Tolkien costumava se sentar para escrever e refletir. Hoje é uma homenagem ao autor.
29 – Tolkien’s House
Casa onde J.R.R. Tolkien viveu por quase duas décadas, localizada na Northmoor Road. Embora não aberta à visitação, é parada obrigatória para fãs de literatura.
30 – Old Headington
Bairro tranquilo e histórico ao norte da cidade, com ruas estreitas, construções de pedra e o típico charme inglês. Ideal para um passeio fora da rota turística. Um dos lugares que eu mais gostava de caminhar.

Gastronomia
Posh Fish
O Posh Fish é um estabelecimento tradicional de Fish & Chips, considerado um dos melhores da cidade para experimentar o prato típico britânico em ambiente informal. Inclusive, foi o melhor que experimentei em toda a minha estadia na Inglaterra.
