Evite os erros mais comuns ao planejar sua viagem para Jericoacoara. Confira dicas práticas para aproveitar o melhor desse destino incrível no Ceará.
Viagem para Jericoacoara: erros para evitar
Marcar uma viagem para Jericoacoara, localizada no litoral cearense, é o sonho de muito turista. Afinal, o destino se destaca por ser único, ter paisagens encantadoras e atrair tanto brasileiros quanto estrangeiros que querem aproveitar momentos para relaxar, curtir o visual deslumbrante e viver experiências que só essa vila tem a oferecer.
Contudo, fazer uma viagem para Jericoacoara pode ter alguns desafios. E, para que ela seja perfeita é necessário estar ciente de alguns erros que podem ser evitados, ainda durante a fase de planejamento. Entre eles, esquecer algumas questões básicas como ter cuidado com o pagamento das taxas obrigatória para entrada no parque nacional, saber como chegar na vila de Jericoacoara, olhar a tábua de marés antes de planejar o seu dia na cidade e entender um pouco sobre o clima do local.
E para te ajudar com a planejar a sua viagem para Jericoacoara, preparei um artigo com os principais erros que você deve evitar ao programar a sua viagem para Jericoacoara.
Onde fica Jericoacoara
Jericoacoara, ou para os íntimos Jeri, é uma vila localizada no litoral oeste do estado do Ceará, a cerca de 300 km da capital, Fortaleza. Parte do município de Jijoca de Jericoacoara, a vila está inserida no Parque Nacional de Jericoacoara, uma área de preservação ambiental que protege seus ecossistemas e mantém o charme rústico do local, sem grandes intervenções urbanas.
O acesso a Jericoacoara exige certo planejamento, já que a vila é cercada por dunas e não há estradas convencionais até lá. Para chegar, os visitantes precisam de transporte 4×4 a partir de Jijoca, a cidade mais próxima. Essa característica isolada contribui para o clima de exclusividade e tranquilidade, tornando Jericoacoara um destino desejado por quem busca fugir da correria urbana e se conectar com a natureza exuberante do litoral nordestino.
Erros para evitar em uma viagem para Jericoacoara
Esquecer de pagar a taxa de turismo antes de ir
Para entrar na Vila Jericoacoara, é obrigatório pagar a taxa de turismo cobrada pelo município de Jijoca de Jericoacoara. O valor atual (dezembro/24) é de R$ 41,50 para 10 dias. Organize o pagamento antes da viagem para evitar transtornos e filas na chegada.
Não estar atento às taxas de entrada do Parque Nacional
Verifique se há cobrança de taxas para entrada no Parque Nacional de Jericoacoara e inclua esse gasto no orçamento. A previsão é que a concessionária inicie a cobrança diária a partir de janeiro de 2025. Por lá, há bastante polêmica sobre esse assunto, então fique de olho nas atualizações.
Esquecer a proteção contra o sol
Jericoacoara é famosa pelo sol intenso. Não se esqueça de levar protetor solar, chapéus e roupas leves que cubram bem o corpo. Esses itens serão indispensáveis durante sua estadia.
Viajar durante o período de chuvas
O período chuvoso pode mudar a dinâmica de alguns passeios. Planeje para que a sua viagem ocorra fora dessa temporada para aproveitar o melhor de Jeri.
Não considerar a tábua de marés
As marés influenciam bastante a experiência em Jericoacoara. Para passeios como a caminhada à beira mar até a Pedra Furada, é fundamental que a maré esteja baixa. Consulte a tábua de marés antes de organizar seu roteiro.
Levar muitas roupas na mala
Jericoacoara tem um estilo de vida despojado, então aposte em roupas leves e confortáveis. Para os pés, chinelos, como as tradicionais Havaianas, são a melhor opção.
Não planejar os passeios com antecedência
As atrações mais icônicas de Jeri ficam distantes do centro da vila. Por isso, reserve passeios com guias ou agências locais que oferecem transportes como buggy, quadriciclo ou jardineira.
Visitar a Pedra Furada após um longo dia de passeio
A Pedra Furada é um dos pontos turísticos mais famosos de Jericoacoara. Para aproveitar o trajeto pelo Morro do Serrote com clima agradável, faça a trilha logo pela manhã. Muita gente diz que a caminhada é exaustiva. Eu achei de intensidade média. Mas, se feita sob o sol forte e após um longo dia de passeios pode se tornar mais difícil.